30 de julho de 2015

Por que acreditar na Bíblia se ela foi escrita por homens pecadores assim como eu? Parte 1

Estou começando no meu ministério de células faz pouco tempo, mas na igreja a minha história já tem um tempinho. Vou desde de criança com a minha mãe só que considero que realmente entendi o que era a igreja com 14 anos e de lá para cá muitas coisas aconteceram que não vem ao caso agora.
Voltando ao começo, me fizeram essa pergunta logo de cara e eu como cristão creio que a Bíblia foi inspirada por Deus. Mas como responder essa pergunta sem usar um único versículo? Pois, em muitos momentos fica automático para a gente responder certas coisas e Deus em sua soberana graça faz com que saíamos dessa zona de conforto.
Eu quero te levar a pensar enquanto vou respondendo. Para começar precisamos ter fé, mas por que?

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.Hebreus 11:3 ACF

“Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. ”
Hebreus 11:3 NVI

Deixo aqui duas versões para que fique bem claro. Mas o que me chama a atenção mesmo é o finalzinho do versículo: “(...)de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. ” A Bíblia é algo que podemos ver, certo? E ela foi criada a muito tempo atrás onde gente não esteve presente assim como a criação do Universo. Logo sem fé é impossível crer que ela foi escrita por Deus.

“Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. ”
1 Crônicas 29:11 ACF

“Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. ”
1 Crônicas 29:11 NVI

O segundo ponto é a Soberania de Deus. No dicionário da língua portuguesa, a palavra soberania está explicada como ‘autoridade suprema que detém o poder sem restrições’. Teologicamente, ‘soberania’ significa controle e domínio absoluto de Deus sobre tudo e sobre todos. Assim, Deus é e está além e acima de toda força ou poder ou autoridade. Sendo assim, não poderia existir erros em algo que é para Deus e vem de Deus.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16 ACF

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16 NVI

O terceiro ponto é o amor de Deus para com seus filhos, o amor de Deus para com o mundo. Ele deu seu filho para morrer e morte pesada, morte de tortura, morte de cruz. Então você acredita que Ele permitiria que existissem erros na Bíblia? De forma alguma.
Em nenhum momento Deus deixou de usar os pecadores para que a sua glória se cumprisse, por que se assim fosse Ele sequer deixaria seu Filho morrer pelos pecados, Ele sequer teria feito a aliança com Noé, ou feito as promessas a Moisés, Abraão e a tantos outros.
Foi muito simples o que passei aqui e podemos aprofundar ainda mais nesse estudo, mas de nada adiantará se sua fé não funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário