19 de maio de 2015

E cadê a minha bênção ?

Hoje o texto base é II Reis 2:1 – 11

“Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. ” 2 Reis 2:1-11

Com o passar do tempo e a vida cristã vamos percebendo que Deus já não nos dá bênçãos como no nosso tempo de primeiro amor, e em vários momentos a gente desiste de lutar por parecer que não vamos ter aquilo que queremos/sonhamos. E Eliseu ensina uma coisa surpreendente para os cristãos de hoje em dia:

PERSEVERANDO
PEDINDO
ESPERANDO

Então vamos começar. Nos versículos 2, 4 e 6 Elias pede que Eliseu fique onde está e que não o siga mais, porém, Eliseu insiste sempre: “Vive o Senhor, e vive a tua alma que não te deixarei”. Ele insiste em seguir independente da ordem dada por que sabe que estar ao lado daquele homem é também estar mais perto de Deus e assim aprender a ficar mais perto do Pai.

Eliseu definiu um alvo e nada o faria parar, e para testificar isso Paulo também ensina a sermos assim em Filipenses 3: 13-14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ”. A partir do momento que sonhamos com algo e definimos que vamos alcança lo devemos prosseguir atrás dele. Ele queria a porção dobrada do Espírito que estava em Elias, o Espírito de Deus.

Vocês acham que querendo isso ele conseguiria ficar para ali onde Elias havia mandado na primeira vez ?!

Claro que não.

E para piorar não foi apenas Elias quem quis para Eliseu. No inicio do capítulo 2 vemos que Elias seria levado aos céus por um redemoinho a qualquer momento e mais gente ficou sabendo disso e fizeram de tudo para que Eliseu desistisse. E em muitas vezes isso acontece em nossas vidas também.

Muitas pessoas não entendem quais são nossos sonhos e objetivos, gente até de dentro da própria igreja, pensam que o que queremos é uma utopia, uma coisa irracional que não faz sentido nenhum em continuar progredindo e insistindo e mais uma vez Paulo vem falar aos nossos corações quanto a isso em Romanos 5:3 “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, ”.

Essas tribulações e impedimentos são para te trazer glória maior, uma caminhada que você vai olhar para trás e poder gritar bem alto: VALEU A PENA cada segundo difícil. Deus te fez para ser vencedor, e para ganhar tem que lutar, perseverar e jamais desistir.

Nosso segundo ponto é PEDIR – II Reis 2:9. Perseverar foi o primeiro passo e é fundamental, mas como Deus vai realmente saber o que você quer alguma coisa? Vamos ler em 2 Reis 1:9-15 pra entender algumas formas de pedir.

“Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seus cinquentas; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, rei diz: Desce. Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquentas. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquentas. E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquentas; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquentas. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquentas. E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquentas; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos. Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquentas; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida. Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei. ”

100 pessoas morreram por que o capitão delas não soube falar com Elias. Será que não ganhamos mais as coisas de Deus por que pedimos mal? Certamente é por isso sim pois, Deus deixa bem claro em Mateus 21:22 que tudo o que pedimos em oração a gente receberia.

Mas para isso devemos observar o que estamos pedindo e como estamos pedindo, em alguns momentos a gente pede as coisas para o nosso EU/EGO, e não visualiza o todo. Já tive experiência de querer muito uma coisa e orar, pedir, perseverar, jejuar e no final das contas não ganhar. Na hora eu fiquei mega chateado e sem entender o porquê Deus estava fazendo aquilo. Então parei e perguntei para Deus e ele me mostrou que tinha gente querendo o mesmo e que precisava mais do que eu.

E com isso entra o nosso terceiro ponto: ESPERAR. Perseverei, pedi e agora quero receber. Será que é assim? Vamos voltar lá na nossa referência II Reis 2:10. Eliseu estava prestes a ganhar aquilo que queria, mas não recebeu o que esperava. Imaginem agora: é seu aniversário e seu pai fala para você pedir o que quiser, mas quando você fala ele te responde que é difícil te dar o que você quer. Como você se sentiria? Frustrado, chateado e um pouco enganado? Eliseu não desistiu e continuou ali conversando com Elias por que ele fez aquilo que Jesus ensinou em Mateus 21:22 “E tudo que pedirdes em oração, CRENDO, o recebereis” A partir do momento que pedimos precisamos esperar e continuar crendo que aquilo vai acontecer, vai se concretizar.

Então é isso pessoal, precisamos perseverar, pedir e esperar e pra acabar vamos ler em II Reis 2:12-15

Por Guilherme Jacob

Nenhum comentário:

Postar um comentário